5 Pilares Modo de Vida

em 1 de outubro de 2018

5 Pilares Modo de Vida

      Como você define seu Modo de Vida? Se tivesse que dizer quais são os pilares sobre os quais você constrói sua vida, quais seriam eles? Como Você é afetada e reage às circunstâncias do dia-a-dia ou como você é afetada e reage ao modo como outras pessoas te olham e manifestam suas opiniões a seu respeito? Como você toma suas decisões diariamente? 😵
Começamos nossos posts com perguntas, porque esse é o sentido da vida. Nos questionar sobre tudo aquilo que está ao nosso redor, mas principalmente, nos questionar sobre nosso modo de vida, sobre como estamos pensando e agindo, sobre nossos sonhos, desejos e objetivos.
Para refletirmos sobre nosso Modo de Vida, propomos que a vida seja construída sobre os seguintes pilares:

Curve Fit - 5 Pilares Modo de Vida


1. Foco - Tenha um objetivo 🎯


Reflita... Na sua opinião, porque este é o primeiro pilar? 

Imagina que você tenha recurso financeiro ilimitado e decide viajar de carro em direção a um determinado destino, porém, nunca mais voltaria a sua origem. Qual seria o seu destino? Quais experiências você gostaria de viver? Quem você gostaria de ser ao chegar no seu destino? 

Agora, suponha que nesta viagem você está conduzindo sua vida. Para onde você está levando-a? Quais experiências você está proporcionando a ela? Ao olhar para trás, como você quer se lembrar da jornada que viveu? 

A mudança não começa com ação, mas sim com uma decisão. E a decisão que tomamos está baseada em um objetivo que queremos alcançar. Por isso, o “Foco – Tenha um objetivo” é nosso primeiro pilar, pois se não sabemos onde queremos chegar, então qualquer caminho servirá. 


2. Mente - Viva de forma consciente 👳

Como já falamos anteriormente, entre o estímulo que recebemos das circunstâncias do dia-a-dia e/ou das pessoas com as quais nos relacionamos diariamente, e a resposta que damos a estes estímulos, existe um espaço e é neste espaço que reside nossa liberdade e capacidade de escolha. 

Viver de forma consciente é ampliar tanto quanto for possível este espaço e utilizar sabiamente nossa liberdade e nossa capacidade de escolher a resposta mais adequada ao estímulo que recebemos. 

Temos liberdade para decidir nossas escolhas, porém, não estamos livres das consequências das escolhas que fazemos. Assim sendo, antes de tomar uma decisão, devemos nos conscientizar também das possíveis consequências relacionadas às decisões que tomamos, pois somos responsáveis por elas. 

Tomando decisões e assumindo a responsabilidade pelas respectivas consequências, nos tornamos mais fortes para suportar quaisquer que sejam as dificuldades que se apresentarem no caminho rumo aos nossos objetivos e, mesmo se nossos joelhos dobrarem, nos levantaremos e continuaremos. 


3. Coração - Tenha experiências em sua vida 💑

Qual a definição de felicidade para você? Você se considera uma pessoa feliz? Neste exato momento em que lê este post, você está feliz? 

A felicidade é um sentimento e não é possível sentir-se feliz o tempo todo. Isto porque nosso estado emocional é constantemente influenciado pelas circunstâncias do dia-a-dia, principalmente nos dias de hoje, em que as expectativas que temos em relação às pessoas e ao nosso modo de vida estão fora de sintonia com a realidade. Neste caso, o que temos é sentimento de frustração. 

Então como fazer para nos sentir feliz? Como atingir de forma consciente este estado emocional? 

Na verdade, a pergunta que temos que fazer é outra. O que temos que nos perguntar é... “O quê me faz feliz?”. É isso mesmo, você não deve buscar sentir felicidade, mas sim identificar em você mesma as razões que te trazem felicidade e viver estas experiências. Deste modo, tendo experiências que nos trazem felicidade, manifestaremos conscientemente o estado emocional que buscamos. Por exemplo, escolha conscientemente viver um momento agradável com seus filhos, seja criança com eles, contemple o sorriso puro, singelo, meigo, carinho e mágico que seu filho pode proporcionar. Permita-se viver um dia somente pra você, meditar e ser grata por tudo e todos que têm em sua vida. Faça este exercício diariamente, identifique e conscientize-se de tudo e todos que estão na sua vida e lhe trazem felicidade, seja grata, tenha experiências e seja feliz! 


4. Espírito - Fortifique sua fé 🙏

Agora que você já estabeleceu um objetivo, tornou-se forte conscientizando-se de suas escolhas e respectivas consequências, identificou e passou a ter experiências que te proporcionam felicidade, você acredita que já está preparada para seguir sua jornada? Você se considera plenamente preparada? 

Se tem algo que pode nos surpreender... é a VIDA! 

Ela sempre traz elementos novos, situações inesperadas e em momentos inoportunos, ela te norteia com eventos que podem te jogar pra baixo e fazer você desistir dos seus objetivos, destruir seu estado mental e fazê-la esquecer das razões que a tornam feliz. 

Uauuu... parece desesperador... mas acredite... isto acontece e para muitas pessoas, é o estágio inicial da depressão. 

Quando a vida parece te nocautear desta forma, o que lhe resta para agarrar? Onde você pode se ancorar, tomar fôlego e se recuperar? A resposta, muitas vezes, é que para situações inexplicáveis que acontecem em nossas vidas, devemos contar com forças igualmente inexplicáveis. Quando recorremos à fé, seja ela qual for a sua, estamos buscando forças que não podemos explicar, porém, que sentimos e percebemos se manifestar em nossas vidas. A fé é um instrumento poderoso, pois manifesta em nossa mente e coração esperança e renova nossas forças para nos permitir levantar nos momentos mais difíceis, quantas vezes forem necessárias, superar e vencer os obstáculos. 

Novamente, conscientize-se de sua fé, pratique momentos valiosos de meditação e reflexão, e você se tornará cada vez mais forte para que as dificuldades da vida sejam somente experiências pelas quais você passará e através das quais você se tornará uma pessoa melhor. 


5. Corpo - Nutrir e viver 💪

Finalmente, nossa preparação mental, emocional e espiritual está completa. Podemos assumir que nosso corpo é a máquina mais perfeita que existe. Basta pensar na complexidade dos movimentos que podemos realizar, capacidade de sincronizar reações à estímulos, capacidade de treinar e superar nossos próprios limites. 

Todas as experiências que queremos viver e os anos de vida que queremos desfrutar depende basicamente de como cuidamos do nosso corpo. Como dito anteriormente, nosso corpo pode ser considerado uma máquina, e como tal, mesmo sendo considerada a mais perfeita que existe, demanda cuidados. 

Os recursos necessários à manutenção do nosso corpo são ÁGUA, NUTRIENTES e ATIVIDADE FÍSICA. 

Em termos de hidratação do corpo, recomenda-se que você beba 35 ml de água para cada quilograma de massa corpórea. Ou seja, uma pessoa de massa igual a 70 kg deve beber aproximadamente 2,5 litros de água por dia. O nosso corpo perde água através da urina, fezes e suor. Portanto, é fundamental ficar atenta e hidratar seu corpo para que ele possa continuar executando suas funções plenamente. 

O funcionamento do corpo também depende do fornecimento de energia, a qual provém dos nutrientes que, por sua vez, são obtidos através de uma dieta equilibrada. Aqui não tem segredo, é fundamental que você faça escolhas conscientes e prefira uma dieta de verduras, legumes, frutas, proteínas, carboidratos saudáveis como, por exemplo, a batata-doce, arroz integral, mandioca, entre outros. 

A atividade física faz parte das nossas vidas. Nosso corpo foi feito para movimentar-se, para trabalhar e não ser submetido a uma condição sedentária. Atividades físicas regulares tais como, caminhadas, alongamentos, exercícios aeróbicos, musculação, entre outros, colocam o corpo para trabalhar, fortalecem os músculos, e ainda estimulam a produção do hormônio do bem-estar, a endorfina. Contudo, é fundamental que você busque o direcionamento de um profissional da saúde, o qual fará uma avaliação da sua condição física que, combinada aos seus objetivos, permitirá lhe orientar a promover e estabelecer em sua vida hábitos saudáveis.

Sinta-se a vontade para enviar seus comentários e compartilhar suas experiências de vida, sejam elas dificuldades, exemplos de sucessos e insucessos também, pois eles sempre nos preparam para um futuro onde somos pessoas melhores!!! 😍😍😍


Logo Curve Fit


Curve Fit... Fit com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram

Topo