Como usar a força do hábito a seu favor

em 26 de dezembro de 2018

COMO USAR A FORÇA DO HÁBITO A SEU FAVOR

Você já parou para refletir sobre quais são os hábitos que governam suas ações diariamente? Mais do que isso, já parou para pensar nos resultados que estes hábitos produzem?


Este artigo tem como objetivo promover esta reflexão e abrir a possibilidade para que você possa identificar seus hábitos e promover uma mudança significativa na sua rotina, de modo a favorecer sua saúde e bem-estar.

Aproveitem!!!





Nossa rotina é repleta de hábitos – um conjunto de ações que executamos automaticamente. Existem hábitos que nos favorecem e outros que nem tanto, principalmente, quando falamos de hábitos que afetam diretamente a nossa saúde física e o nosso bem-estar. Portanto, reconhecer como os hábitos funcionam pode nos permitir moldá-los, de modo que eles trabalhem a nosso favor.


“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.” (DUIHGG, 2012, p.35). Esta busca tem como objetivo tornar o cérebro mais eficiente, poupando energia para executar atividades simples, tais como, andar e escolher o que comer e dispor energia para as atividades mais complexas, como criar/inventar soluções para problemas ainda não resolvidos. 



A forma como o cérebro gerencia os hábitos explicam porque somos capazes de dirigir um carro, praticamente sem pensar conscientemente nas ações que estamos executando. Girar a chave, escolher e engatar a marcha correta, ajustar os espelhos, ajustar o banco, afivelar o cinto de segurança, medir a distância entre a garagem e a rua, acelerar o carro proporcionalmente a velocidade necessária para se alcançar a rua, medindo a distância de objetos ou das paredes nas laterais... ufa... este é o serviço que o cérebro presta à você, com o máximo de eficiência! 😊😊😍😍


Mas, para entender como podemos mudar nossos hábitos, precisamos entender como eles são formados. Veja a seguir como um hábito é formado.

Figura 1 -  "O Loop do Hábito". (DUIHGG, 2012, p.69)

Segundo Duihgg (2012, p. 37), “quando um hábito surge, o cérebro pára de participar totalmente da tomada de decisões.” Entendendo agora o padrão de como os hábitos se formam, podemos manipular cada componente a fim de estabelecer novas rotinas. 


A mudança, por si só, demanda grande esforço e força de vontade de nossa parte ao passo que, quando tentamos imprimir grandes mudanças de uma única vez, dificilmente teremos sucesso. Desta forma, proponho pequenas mudanças na sua rotina, incorporando novos hábitos que serão a longo prazo a base das grandes mudanças que você será capaz de promover em sua vida. 



Muitas pessoas decidem no início do ano que se matricularão em uma academia e, como um passe de mágica, se tornarão assíduos na prática das atividades físicas. Geralmente, o plano morre na inscrição e as atividades físicas que você se propôs a realizar perdem de lavada para os hábitos antigos. 


Proponho, de forma simples, consolidar dois novos hábitos de atividades que contribuirão para melhorar sua saúde física, seu bem-estar e a disposição para continuar promovendo ações e mudanças na sua rotina. São eles: alongamento e caminhada. 

Determine, por exemplo, que você fará 10 minutos de alongamento todos os dias pela manhã, e caminhadas de 30 minutos, 3 vezes por semana, ao entardecer. Objetivos claros e mensuráveis são fundamentais para iniciar a construção de um novo hábito. 

Importante: Toda e qualquer atividade física deve respeitar os limites de seu corpo. Recomendamos que você faça um acompanhamento com profissional da saúde para se certificar que esteja realizando exercícios condizentes com seu condicionamento físico. 

Como vimos no Loop do Hábito, é importante você estabelecer uma DEIXA, ou um gatilho, focando em obter uma RECOMPENSA, uma satisfação por ter realizado/executado uma determinada rotina (conjunto de ações automáticas). 

A RECOMPENSA deve ser algo que você possa construir mentalmente, por exemplo, um sentimento de bem-estar provocado pela liberação de endorfina (o hormônio do bem-estar, felicidade, prazer, bom-humor). Querer viver esse sentimento é sua recompensa. 

Agora você precisa de um gatilho, ou uma DEIXA, que te colocará diante da rotina e ao término da qual, alcançará sua recompensa. No caso do alongamento, por exemplo, pode ser realizado diariamente, logo pela manhã. Você pode associar a preparação de um cafezinho, sentir o cheiro do café sendo preparado, servir o café na xícara, escolher um lugar especial em sua casa, ligar o rádio em uma estação favorita. Uma ação, ou todas elas, poderão ser sua DEIXA para iniciar a rotina do alongamento. 

Da mesma forma, você pode estabelecer a DEIXA para a caminhada. Assim como é sugerido na figura 1, o processo de calçar seu tênis, já pode ser seu gatilho para executar sua caminhada. 

Assim como você imprimiu uma “obrigação” ao cérebro, forçando-o a desenvolver uma rotina, um hábito, quando você decidiu aprender a dirigir, da mesma forma, você precisará “obriga-lo” a executar esse conjunto de ações de forma automática até que, num determinado momento, não seja mais necessário qualquer esforço para executar estas atividades. Enfim, esses novos hábitos estarão incorporados em sua rotina. 

Certifique-se de que você execute continuamente essas pequenas ações, estabelecendo as DEIXAS e objetivando as RECOMPENSAS, crie novos hábitos e promova verdadeiras mudanças em sua vida, por mais simples que possam parecer, elas são a base das grandes mudanças.

Logo Curve Fit Moda Fitness Feminina

Curve Fit... Fit com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Atualizações do Instagram

Topo